Blog do usuário: Comunidade Aprender Livre

Página: () 1 2
Todo o mundo

Não, o Portal Domínio Público não vai acabar. Há vários anos, há uma mensagem encaminhada pela rede internacional de computadores informando que o Portal Domínio Público será retirado do ar por falta de acessos. Essa é uma dupla inverdade: essa mensagem é apenas um hoax, uma lenda urbana que circula pela internet. O Portal Domínio Público nunca teve o risco de ser tirado do ar e sempre foi um sítio bastante acessado.

Criado em 2004, o Domínio Público traz obras de imagem, som, texto e vídeo. Na primeira contagem de estatísticas do portal, feita em novembro de 2004, o Domínio Público oferecia 1.015 obras cadastradas e teve naquele mês 60 mil visitas de internautas. Em 2005, foram 465.722 visitas. Em 2006, mais de 2,5 milhões de pessoas visitaram o site. Em 2007, mais de 4 milhões. Em 2008, o Domínio Público teve 7,5 milhões de acessos. Em 2009, exatamente 7.808.039 acessos. Em 2010, o Portal Domínio Público teve também mais de 7 milhões de acessos. Em janeiro de 2011, foram mais de 400 mil visitas e o portal já conta com mais de 186 mil objetos cadastrados (som, imagem, texto e vídeo).


Fonte: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=108:o-portal-dominio-publico-vai-acabar


Tags:
 
Todo o mundo

Alô Comunidade!



Descubra como aumentar sua renda transformando o mundo em sua sala de aula.


O Youtube Edu está procurando por professores para produzirem vídeos para disciplinas de Matemática, Português, História, Física, Química, Biologia, Geografia, Inglês e Espanhol do ensino fundamental e médio.





O vídeo abaixo explica como funciona. Participe!




[ Modificado: sexta, 2 Dez 2016, 09:36 ]
 
Todo o mundo

premio


Aprender Livre premiado


Dentre mais de 500 projetos inscritos, a Comunidade Aprender Livre ficou em 2o Lugar na categoria SOCIEDADE CIVIL - EAD.

Em abril de 2016, o Aprender Livre já havia sido selecionado entre os finalistas nas categorias "Recursos Educacionais Abertos" e "EAD".

Agora em Novembro de 2016 saiu o resultado final da premiação.


materia


Cada professor, estudante, profissional e dona de casa que utiliza o Aprender Livre para aprender e ensinar está de parabéns! A cada adesão de faculdade, escola, ONG nossa comunidade cresce.

O Aprender Livre, como qualquer comunidade de verdade, só existe em função das pessoas. É da colaboração de todos, de cada um que abre uma sala, que compartilha saberes e experiências, que escreve em um fórum, que a Comunidade ganha sentido.


materia2



Só temos a agradecer por mais este reconhecimento que fortalece o Aprender Livre como comunidade educativa. Maiores informações no link: http://www.arede.inf.br/parabens-vencedores-do-premio-arede-educa-2016/


certificado premio


[ Modificado: quarta, 7 Dez 2016, 14:22 ]
 
Todo o mundo

O que os participantes da Comunidade Aprender Livre pensam sobre este espaço:



"A proposta é fantástica. Ter um Moodle disponível, com alguém que cuida da manutenção e servidores é um grande estímulo a quem só pode entrar com o conhecimento. Parabéns!"

André Fernandes - ONG


"O portal aprender livre é uma ferramenta muito importante para a utilização das TICS na educação, pois é uma sala de aula, com a diferença de ser virtual, onde o professor pode estar cm contato direto com seus alunos, postando e verificando as atividades, ganhando-se tempo em sala de aula, onde será espaço para discussão das atividades realizadas no portal."

Profa. Nilce Gonçalves dos Santos - Núcleo de Tecnologia Educacional de Aquidauana - Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul


"O projeto é maravilhoso, pois nos dias de hoje a garotada está ligada em plataformas digitais. O Aprender Livre, disponibiliza GRATUITAMENTE aos professores e alunos o que o Governo deveria fazer por obrigação. Parabéns pela GRANDE iniciativa!"

Prof. Jerriomar da Silva Ferreira - E.E.E.F.M. Prof. Basílio de Carvalho - Abaetetuba(PA) Clube de Ciência de Abaetetuba


“Ótimo, porque permite que milhares de brasileiros como eu possam se capacitar e adquirir novos conhecimentos científicos de forma gratuita.”

Alexander Brito Ferreira – Curso Tutorial em EAD


"O curso foi muito satisfatório porque permitiu que os alunos tivessem uma aula mais interessante e motivadora, no primeiro momento os alunos sentiram alguma dificuldade com relação ao uso da plataforma, o que foi sanado com aulas práticas e proveitosas para o corpo discente. Desta forma, contribui de forma positiva para a melhoria do desempenho em sala de aula e como consequência está diminuindo a evasão escolar. Ótimo site, passei horas e horas procurando plataforma moodle de forma gratuita mas a grande maioria era paga, o que não era objeto do meu projeto de sala de aula. Dessa forma pretendo usar o site e consequentemente a plataforma nos demais cursos que irei ministrar no próximo semestre."

Almir Rogério da Silva Lopes - Escola Normal Estadual Professor Francelino de Alencar Neves - Itaporanga - Paraíba - Curso de Introdução a Hardware de Computadores.


"Oportunidade excelente, muito motivadora, mesmo tendo algumas dificuldades referente a alguns tipos de questões encontradas, mas 90% dos meus alunos aprovaram os resultados. Como foi o primeiro ano, tivemos muito que aprender e ainda estamos buscando conhecimentos. Os alunos cresceram com esta experiência principalmente os alunos de 8º e 9º Anos. Quero continuar esta experiência educativa e ampliar o que já esta editado. Acho que o Aprender Livre está de parabéns por proporcionar tal experiência, no ramo educacional toda a visão que busca renovação é sempre bem vinda."

Raquel Indenhock Windberg - Escola Municipal de Educação Fundamental Professor Francelino Dorneles - Carazinho, Rio Grande do Sul - Curso de Geografia Fundamental


"Contribuir com a desmistificação do Moodle para professores nas escolas públicas desafiando a resistência que os não adeptos à qualquer tipo de tecnologia tem, esperando alcançar resultados a princípio baixos, mas a tendência é promover mais cursos e aprofundar no uso.

João Maria Vianey Lima Amarante - Secretaria de Educação do Estado do Ceará - PROJETOS DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA PARA FORTALECIMENTO DO PROJETO PROFESSOR APRENDIZ.


“O Aprender Livre é bastante interessante, possibilitando a interação dos mais diversos tipos de pessoas, culturas, escolaridades e regiões. Com debates interessantes e cursos bastante funcionais, eles me fizeram ver o mundo de uma nova forma e mudaram o meu jeito de agir de modo geral, contribuindo no meu aprendizado intelectual e pessoal. Continuem assim. Desde o início muito já mudou, e pra melhor. Em um futuro próximo acredito que o Aprender Livre se tornará bem mais popular e servirá como meio de aprendizado de muito mais pessoas.”

Pedro Garcia, Estudante de Licenciatura CEFET-RJ, participante do curso Aprender e Ensinar com sentido para a vida.


“Consegui através desta Comunidade, preparar cursos on line, transmitindo meus conhecimentos e ao mesmo tempo aprendendo a ensinar. O curso que fiz, me ajudou a fazer novas leituras sobre os processos inovadores de ensino. Foi muito útil, obtive experiências, aprimorei e aprofundei meus conhecimentos.”

Alaide de Souza Silva, Professora, participante do curso Aprender e Ensinar com sentido para a vida.


"Gosto muito do ambiente virtual do Aprender Livre. É prático, limpo, bonito, claro e fácil de usar. Procuro sempre aprender mais e oferecer aos alunos material de boa qualidade, com imagens que chamam atenção para o uso, o que é facilitado pela praticidade em editar cada recurso ou atividade. Com relação ao curso, percebo que os alunos tem dificuldade em acessar o ambiente, mas acredito que é pelo pouco acesso, uso da internet mesmo. Apesar disso os alunos gostam de usá-lo."

ANGELITA KLASENER - Telecentro Comunitário de Inclusão digital de Panambi, Rio Grande do Sul.


"O aprender livre é um ótimo recurso para ser utilizado pelos professores, aprimorando sua prática pedagógica e acompanhando as inovações da web.2.0. Parabéns pela iniciativa. Encontrei o portal fazendo uma busca, sobre ambientes virtuais, e este é uma ótima opção"

Nilce Gonçalves dos Santos - Participante da comunidade Roda de Professores


Gostaria de poder contribuir com o Aprender Livre, essa ideia de aprender sem estar dentro de um quadrado institucional padronizado me fascina, busco uma forma de fertilizar a ideia de a sociedade viver sem “escola”, e uma plataforma como está pode transformar o contexto educacional, pois de acordo com Ivan Illich, 1977, “ em toda parte, não apenas a educação, mas a sociedade como um todo precisa ser desescolarizada.

JUCIMAR RIBEIRO SANTA LUZIA - ESCOLA ESTADUAL CORINTHO BORGES FAÇANHA - Tefé - Amazonas - HISTÓRIA SEM RODEIOS 


Excelente ferramenta para trabalhar de forma dinâmica com os alunos

Gislaine Tavares - Fortaleza - CE



Faça você também seu depoimento de como utiliza o Aprender Livre.




[ Modificado: terça, 29 Nov 2016, 13:53 ]
 
Imagem de Comunidade Aprender Livre
por Comunidade Aprender Livre - quinta, 24 Nov 2016, 16:05
Todo o mundo

A comunidade Aprender Livre traz para seus mais de 20.000 usuários uma proposta de Economia Solidária. 

Nos baseamos no tripé geração de renda, solidariedade e transformação social. Os membros da comunidade organizam salas com cursos e os interessados podem se inscrever diretamente nos cursos que desejarem. Quem quer aprender encontra quem quer ensinar diretamente, sem intermediários e todos ganham. 

Todos temos algo para ensinar! E você ainda pode ganhar dinheiro com isso!

Em um movimento de economia solidária, criamos a oportunidade de uma complementação financeira para os responsáveis por salas virtuais que queiram receber pelo acesso aos seus cursos.   

Veja como funciona:

Ganhe dinheiro com seu curso no Aprender Livre

Você abre sua sala, prepara um curso e define o valor da inscrição.

O valor da inscrição é definido por você. Você pode utilizar todos os recursos disponíveis na plataforma: emissão de certificados, provas, videos, tarefas, fóruns etc.

O Aprender Livre gerencia as inscrições, mantém a plataforma e transfere o dinheiro para você. O valor da inscrição é transferido para você pelo PayPal (meio de pagamento) descontado 10% + taxas operacionais

Você se preocupa com o que faz de melhor: ensinar.

Crie já sua sala e prepare seu curso!


Como a comunidade Aprender Livre possui finalidade social (sem fins lucrativos) todos os valores arrecadados são integralmente aplicados na manutenção, hospedagem, suporte e desenvolvimento da comunidade.

 
Todo o mundo

O Aprender Livre é uma comunidade virtual de aprendizagem que conta com mais de 20.000 participantes de diferentes países de língua portuguesa.

Acreditamos no protagonismo e na força do coletivo. Acreditamos no poder transformador da educação nas vidas das pessoas e comunidades. Não somos uma empresa, não temos finalidades lucrativas. No entanto temos custos de manutenção, hospedagem e de desenvolvimento com os quais arcamos ao longo de mais de 10 anos de existência na internet. 

Todos os valores arrecadados são integralmente revertidos para a manutenção, hospedagem e desenvolvimento da Comunidade Aprender Livre.

Existem muitas formas de ajudar a manter e fazer crescer nossa comunidade (mesmo sem gastar nada!).

Se você gosta e usa nossa comunidade veja como ajudá-la:

1- Crie conteúdo e convide gente a se juntar em nossa comunidade. Criando salas gratuitas, postando nos fóruns, criando seu Blog, interagindo e convidando novas pessoas você contribui diretamente para  crescimento do Aprender Livre. Sabe por quê? Cada página, blog ou curso criado recebe anúncios automáticos do Google, para cada pessoa que visualiza o Aprender Livre recebe dinheiro deste sistema. Com isso, quanto mais membros ativos da comunidade, mais cursos, blogs e postagens, mais acessos e mais dinheiro recebemos. Esta é hoje a principal forma de arrecadação de recursos para arcar com os custos de manutenção da comunidade (ainda não cobrimos nem 10% dos custos). E o melhor, você não precisa gastar nada para ajudar, basta usar bastante nossa comunidade e recursos! Quer ajudar? Crie sua sala, crie seu blog, compartilhe e divulgue a comunidade nas redes sociais, interaja.

2- Contrate Planos de Hospedagem pagos. Para ser sincero, assim como você, nós não gostamos de anúncios na comunidade. Preferimos não ter anúncios. Mas os anúncios ainda são nossa maior fonte de arrecadação. Você pode ajudar a comunidade retirando anúncios de suas salas virtuais, contratando um Plano de Hospedagem para seus cursos sem publicidade, veja como.

3- Anuncie cursos, produtos ou outros serviços para a comunidade Aprender Livre. Se você tem alguma empresa ou quer divulgar algum produto ou serviço para um público antenado, anuncie no Aprender Livre. Entre em contato pelo email: comercial@aprenderlivre.org

4- Faça uma doação. Como muitos projetos sem fins lucrativos, o Aprender Livre pode receber doação diretamente dos participantes que desejarem apoiar esta iniciativa. Você define o valor de sua doação e ajuda toda a comunidade!

5- Ganhe dinheiro com o Aprender Livre. Sim! Você pode ajudar o Aprender Livre e ganhar dinheiro ao mesmo tempo. Veja como!


[ Modificado: quinta, 24 Nov 2016, 15:09 ]
 
Todo o mundo

Olá a todos(as),

Esta é uma postagem muito oportuna considerando a desvalorização financeira a que historicamente tem sido submetida a profissão de professor, especialmente nos países subdesenvolvidos como o Brasil. A Comunidade Aprender Livre defende a valorização do ofício de professor e apoia todas as causas e movimentos de valorização salarial de educadores.

Em um movimento de economia solidária (você ajuda a comunidade Aprender Livre e ela ajuda a toda a comunidade), criamos a oportunidade de uma complementação financeira para educadores por meio de nossa comunidade virtual de aprendizagem.   Como a comunidade possui finalidade social (sem fins lucrativos) todos os valores arrecadados são integralmente aplicados na manutenção, hospedagem, suporte e desenvolvimento da comunidade.

Além de hospedar salas de aula virtuais gratuitamente, educadores podem ganhar dinheiro utilizando o Aprender Livre.

Como funciona?

São duas possibilidade iniciais:


1- Ganhe dinheiro com seu curso no Aprender Livre

Você abre sua sala, prepara um bom curso sobre um assunto que queira ensinar e todos os interessados em participar do seu curso terão que pagar uma taxa de inscrição definida livremente por você (você pode oferecer certificado aos concluintes). 

Você utiliza o sistema de pagamento seguro do Aprender Livre onde o interessado em fazer seu curso faz o pagamento e assim que a transação for confirmada ele é automaticamente matriculado em sua sala. 

O valor da inscrição é transferido para você e é cobrado somente 10% (mais taxas operacionais). 

Crie já sua sala e prepare seu curso!


2- Indique e ganhe! 

Recomende o Aprender Livre para Instituições criarem uma Plataforma Virtual de Ensino.

Se você conhece alguma escola, empresa, universidade, ONG, Igreja ou outro que poderia se interessar em ter uma Plataforma Virtual de Ensino, basta recomendar o Aprender Livre para eles. Para cada Instituição recomendada por você que criar uma Plataforma Virtual de Ensino no Aprender Livre você recebe o valor de R$199,00, depositada em sua conta.

Indique o Aprender Livre!

[ Modificado: quinta, 24 Nov 2016, 15:28 ]
 
Todo o mundo

Finlândia pretende acabar com as disciplinas escolares

"Famosa por criticar o formato antiquado das escolas, a chefe de educação de Helsinki, capital da Finlândia, Marjo Kyllonen, anunciou na imprensa internacional que pretende abolir as disciplinas nas escolas. A ideia é que até 2020 todas as escolas finlandesas trabalhem por projetos agregando os conteúdos no lugar de dividir o conhecimento em caixinhas: de física, de línguas, de matemática. A proposta será de um ensino totalmente interdisciplinar"


Fonte: Piauí Hoje.

Matéria completa:  http://www.piauihoje.com/noticias/finlandia-deve-acabar-com-as-disciplinas-escolares-ate-2020/




Tags:
[ Modificado: quarta, 16 Nov 2016, 14:58 ]
 
Todo o mundo
CAPES lança portal com Recursos Educacionais

Com o eduCapes, o internauta terá acesso livre à laboratórios remotos e virtuais, jogos educacionais, ebooks, videoaulas, animações, dissertações e outros materiais de pesquisa e ensino sob domínio público do UAB.

O novo portal educacional on-line foi idealizado a partir da expansão do acesso à internet e do uso de novas mídias pelos estudantes, resultado do processo de democratização da informação e cultura, observando ainda a necessidade de publicizar, compartilhar e disseminar os materiais educacionais produzidos nos cursos ofertados no âmbito do UAB, entre outros

Acesse: http://educapes.capes.gov.br/

Fonte: Portal Brasil.






Tags:
[ Modificado: quarta, 16 Nov 2016, 14:51 ]
 
Todo o mundo

Imagine um espaço onde educadores e estudantes de todo país se encontrem, compartilhem conhecimentos, aprendam de forma livre, direta e gratuita. 

Imagine um lugar na internet onde seus alunos possam acessar materiais de sua aula, trocar informações, escrever textos, tarefas individuais ou em grupo, fazer provas. Um sistema que facilite a vida do professor poupando tempo na correção de provas e atividades, enriquecendo a aprendizagem.

Imagine uma sala de aula em que seus alunos de hoje possam aprender e interagir com seus alunos de anos atras. E seus alunos do futuro poderão aprender com os de hoje. Aprender com pessoas de outros lugares e tempos diferentes.

Imagine um espaço virtual em que professores possam reutilizar materiais e cursos de outros colegas, adaptando a sua realidade, acrescentando informações, compartilhando saberes.

Imagine um espaço virtual que alem de acessar conteúdos, os participantes desenvolvam competências transformadoras de empatia, trabalho em equipe, protagonismo social e criatividade.

Imagine oferecer aos seus alunos acesso gratuito a centenas de salas de aula das mais diferentes áreas do conhecimento com educadores de diversas culturas e regiões.

Imagine criar salas de aula virtuais gratuitas, em minutos, com facilidade, sem burocracia, utilizando a plataforma moodle - a mais utilizada em todo mundo, com apoio de equipe especializada e educadores experientes, participando de uma comunidade com mais de 20.000 pessoas interessadas em aprender e ensinar.

Aprender Livre - salas de aula virtuais: gratuito, livre, direto e aberto.

[ Modificado: segunda, 25 Jul 2016, 12:53 ]
 
Página: () 1 2

  
RSS