Blog do usuário: Comunidade Aprender Livre

Página: 1 2 3 ()
Todo o mundo

O trabalho de conclusão não precisa ser um bicho papão!

Muito comum na maioria dos cursos de graduação e pós-graduação, o trabalho de conclusão leva diferentes nomes em cada uma destas etapas. Se você está nessa fase, respire fundo e vamos entender mais sobre isso!

Diferentes nomes para diferentes níveis de complexidade e exigência.


livros


Nos cursos superiores, seja bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, os trabalhos de conclusão de curso são chamados de TCC ou de monografia. Nesta etapa da aprendizagem os trabalhos normalmente são feitos durante o último ano do curso. 

DICA 1: O recomendado é que o estudante comece a pensar em seu TCC no meio do curso, quando já tem um conhecimento razoável da área e pode começar a planejar o tema e assuntos principais do seu trabalho. 

Muitos trabalhos podem exigir pesquisa de campo, entrevistas e certamente uma boa revisão bibliográfica do tema de sua pesquisa. O desafio é realizar uma boa pesquisa e escrever, de forma acadêmica, de acordo com as normas da ABNT, um bom texto que pode variar de 25 até 100 páginas. É muito importante ter um professor orientador com experiência para lhe dar apoio tanto na pesquisa quanto na escrita do seu texto. 

DICA 2: Um detalhe importante é estar sempre atento às normas específicas do seu curso e de sua instituição de ensino para elaboração do TCC e Monografia. 

As monografias podem ser entregues na instituição ou apresentadas em bancas normalmente com dois ou três professores. Na pós-graduação a nível de especialização, os trabalhos de conclusão seguem a mesma linha da graduação, apenas com um nível de exigência maior, tendo em vista sua experiencia adquirida na graduação e vida profissional.

No caso dos cursos de mestrados, o trabalho de conclusão é normalmente chamado de Dissertação. A dissertação de mestrado possui um nível de exigência maior, com maior número de páginas (100 a 300 páginas) e espera-se que o estudante seja capaz de desenvolver uma pesquisa e produção de texto com maior profundidade, consultando autores internacionais e com bases científicas mais rigorosas. A defesa da dissertação é feita normalmente com três professores, sendo um ou dois convidados de fora da instituição.

Na etapa do doutorado, os cursos exigem normalmente um trabalho de conclusão chamado de Tese. Nesta etapa, exigi-se um trabalho de pesquisa e produção de texto acadêmico que seja inédito, em geral de 150 à 600 páginas, com grande fundamentação teórica e contribuições ao campo de pesquisa. A defesa da tese é feita em diante de uma banca normalmente composta por cinco professores, senso dois ou três convidados externos à instituição.

A elaboração de pesquisa acadêmica e produção de texto científico demanda tempo e dedicação por parte do estudante, que deve ter a disciplina necessária para dedicar-se a esta empreitada. 

A princípio, todas as pessoas que estão nos cursos de graduação e pós-graduação são totalmente capazes de superar quaisquer receios e produzir uma boa pesquisa e trabalho de conclusão. Afinal, não se trata de nenhum monstro!

DICA 3: Se você é capaz de ler bem, compreender, pensar de forma crítica e escrever, você consegue fazer um bom trabalho! Basta um pouco de dedicação, organização e disciplina. Levanta a cabeça e vai em frente, você é capaz!

Outra dica é usar os mecanismos de apoio de sua instituição. Fazer disciplinas sobre TCC, metodologia científica e outras, conversar pelo menos a cada 15 dias ou menos com seu orientador, conversar com colegas que estão na mesma fase ou com professores e outros colegas já formados. 

DICA 4: O trabalho é só seu, mas não precisa ser solitário, toda a ajuda é bem vinda. Caso sua instituição não ofereça muita ajuda, procure em bibliotecas e na internet.

E muita atenção com plágio! Para escrever seu trabalho você terá que ler e citar muitos outros textos e autores (livros, artigos etc). As formas mais comuns de citação são a citação direta e a citação indireta (normalmente mais utilizada). Seu trabalho deverá conter ambas as citações. O número delas pode variar de 20 a mais de 500, dependendo do nível do seu trabalho. Copiar um conteúdo sem citar o autor, utilizando-o falsamente como se fosse escrito por você, é plágio! Jamais faça isso. Se o conteúdo que existe em determinado artigo ou livro é relevante para seu trabalho, basta citá-lo de forma academicamente adequada. 

DICA 5: Muito cuidado com o Plágio! hoje em dia quase todas as instituições e professores utilizam sistemas anti-plágio para verificar a autoria de trechos do seu texto. 

Com a chegada das novas tecnologias, uma novidade interessante são os softwares de apoio à escrita acadêmica. Eles não escrevem por você - mas facilitam muito mesmo o trabalho. Um exemplo é o Monografis (clique aqui para saber mais), ele tem um gerador de ideias que dá ao estudante dezenas de alternativas de assuntos relacionados ao tema de pesquisa, facilita a criação do trabalho por blocos, e dá dicas e notas a cada capítulo que você escreve diretamente no sistema. O sistema exporta para o Word no formato que pode ser enviado para seu orientador. Serve para trabalhos feitos individualmente ou em pequenos grupos, possui link interno para sistema anti-plágio, busca de referências bibliográficas e chat de orientação para uso do sistema.

DICA 6: Use e abuse das novas tecnologias que facilitam muito o trabalho de escrita acadêmica. Experimente o Monografis (clique aqui para acessar) que reúne dezenas de ferramentas de apoio.

Esperamos ter ajudado! Bom trabalho!



[ Modificado: domingo, 16 Fev 2020, 13:14 ]

Comentários

     
    Todo o mundo

    Clima ameno, serviços públicos de saúde e de educação de qualidade e segurança. Junte a isso um ambiente cultural europeu, mercado de trabalho aquecido e custo de vida relativamente baixo. 

    Viver em Portugal tem se tornado realidade para cada vez mais brasileiros que já representam 1% da população residente no país e são a maior comunidade de imigrantes.

    Segurança é a primeira razão para sair do Brasil

    As últimas estatísticas consolidadas sobre violência no Brasil, revelam que em um ano foram 61 mil homicídios e 557 mil roubos de carro. Para efeitos de comparação, proporcionalmente à população são aproximadamente 30 homicídios e 270 roubos de carro no Brasil para cada 100.000 habitantes.

    Já em Portugal, no mesmo período e mantendo a mesma proporção, são 0,74 homicídios e 1,35 roubos de carro por 100.000 habitantes. Em outras palavras, no Brasil são 40 vezes mais homicídios e 200 vezes mais roubos de carros do que em Portugal.

    Não é por acaso que Portugal é o terceiro país mais seguro do mundo para morar, a frente de países como Dinamarca ou Canadá, por exemplo, e o Brasil está em na posição 108, em situação pior de violência do que países como Uganda, Angola, Bolívia e Honduras, por exemplo (Índice Global da Paz de 2017).

    Mercado de trabalho aquecido

    Com desemprego em queda e economia crescendo acima de outros países da Europa, Portugal tem atraído trabalhadores e empresas de todos mundo. O primeiro ministro de Portugal anunciou há alguns dias a vinda da gigante da tecnologia Google com grandes investimentos em Oeiras, cidade nos arredores de Lisboa. Também já anunciada a vinda da Amazon, para a região do Porto.

    “Morar em Portugal é uma oportunidade única”

    Na opinião de Fredy Esmeraldo, brasileiro de Fortaleza e administrador de banco de dados em uma multinacional portuguesa: “Morar em Portugal é uma oportunidade única”, e acrescenta: “Ao contrário do que se pensa o povo é bem acolhedor (talvez sejam os mais acolhedores da Europa) e a variação climática é a mais amena possível. A língua portuguesa ajuda bastante na adaptação, mas é importante frisar que os portugueses falam muito bem o inglês e, portanto, é exigido algum conhecimento de inglês quando se quer aplicar à vagas aqui. O trabalho é desafiador e global. As empresas daqui estão sempre em maior conexão com outros países da União Europeia”.

    Para a jornalista Amanda Corrêa, que vive em Portugal e administra o site vagaspelomundo.com.br, é preciso planejamento para morar fora: “Pesquisar sobre os tipos de visto, custo de vida, mercado de trabalho, escola para os filhos, saúde e clima são fundamentais” e faz ainda um alerta: “É preciso se desprender de muitas coisas, estar aberto ao novo, querer mudar e aprender uma cultura nova.”

    Segundo a psicóloga Eduarda Ferraz, uma das organizadoras de um Congresso gratuito e online sobre o tema, a qualidade de vida é a maior vantagem de Portugal mas é preciso preparo emocional: “A qualidade de vida aqui é muito superior, excelente para criar os filhos, e o custo de vida incrivelmente menor que em muitas capitais brasileiras. Mas é preciso preparo emocional para viver longe de amigos e familiares”.

    Congresso online debate vida de brasileiros em Portugal

    Para reunir os brasileiros interessados na mudança para além mar, começa hoje e vai até quarta-feira, o Congresso Online Viver em Portugal 2018, evento totalmente online, com palestrantes especialistas que vivem em terras lusitanas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site evento.aprenderlivre.org



    [ Modificado: segunda, 29 Jan 2018, 05:30 ]

    Comentários

       
      Todo o mundo
      A Comunidade Aprender Livre tem experimentado um crescimento importante no número de acessos e participação internacional, especialmente entre os países de língua portuguesa: Brasil, Moçambique, Angola e Portugal.

      Disponibilizamos aqui na Comunidade informações de acesso obtidas na página do Facebook e relatórios do Google Analytics. Estas informações são disponibilizadas a fim de permitir que todos os participantes acompanhem o crescimento e internacionalização da Comunidade Virtual de Aprendizagem, ao mesmo tempo que permitem que sejam utilizados também como fontes de pesquisa.

      Os relatórios incluem dados gerais sobre perfil dos acessos, países de origem, tipos de sistema e navegadores utilizados, entre outras informações estatísticas. As imagens apontam para dados de acesso na página do Facebook.

      Agradecemos o empenho de todos na divulgação da Aprender Livre como um espaço de ensino-aprendizagem aberto e construído coletivamente.


      Comentários

         
        Todo o mundo

        Relatórios do Google Analytics com números de acessos à Comunidade Aprender Livre

        Dados de novembro de 2017 (30 dias). Veja os anexos.





        Comentários

           
          Todo o mundo

          A astronomia é a uma ciência multidisciplinar envolvendo conhecimentos sobre diversas matérias como matemática e física,  esses conhecimentos aplicados na pratica são essenciais para entender a mecânica e o funcionamento do universo.

          2016020123154575755.jpg

          Tags:
          [ Modificado: quinta, 26 Out 2017, 07:20 ]

          Comentários

             
            Todo o mundo

            A comunidade Aprender Livre disponibiliza espaço para anúncios na página principal do site, com média de 150.000 visualizações/mês, em uma comunidade ativa que aprende e interage com mais de 2.000 educadores e 15.000 participantes cadastrados, sendo 96% deste público composto por brasileiros, seguidos por portugueses, angolanos e moçambicanos.

            Divulgue sua marca, livros, cursos, serviços e produtos em geral. 100% dos valores arrecadados são investidos na manutenção e desenvolvimento da comunidade Aprender Livre.


            Banner 100% da largura da página principal: 1.000 reais/mês (300 euros/mês)

            Banner 50% da largura da página principal: 500 reais/mês (150 euros/mês)


            Entre em contato com contato@aprenderlivre.com



            Números:

            33.900 páginas indexadas no google da comunidade aprenderlivre.org


            Acessos mês de junho de 2017: acessos junho 2017.PNG

            paises junho 2017.PNG




            [ Modificado: quarta, 6 Set 2017, 06:41 ]

            Comentários

               
              Todo o mundo

              Os planos gratuitos de hospedagem do Aprender Livre possuem três características importantes a considerar:

              • Propaganda: É exibida propaganda do Google e de outros parceiros do Aprender Livre. Por que o Aprender Livre exibe publicidade?

              • Aberta: A sala virtual aberta para visitantes, assim qualquer usuário da internet acessa os conteúdos de sua sala virtual. Entretanto, um usuário visitante não consegue: postar no fórum, enviar tarefas, responder questionários, imprimir certificado, etc. Isso só ocorre com usuários inscritos em seu curso.

              • REA: A sua sala virtual é licenciada CC BY-NC-SA 4.0, sendo considerada como Recurso Educacional Aberto


              Para que não seja exibida propaganda e também para impedir o acesso de visitantes ao conteúdo de sua sala, você pode adquirir uma Sala Virtual PLUS. Este tipo de sala oferece os seguintes recursos adicionais:

              • Sala sem propaganda;

              • Ambiente privado (você pode impedir o acesso de visitantes);

              • Licenciamento Copyright para sua sala virtual;

              • Dobro de espaço de armazenamento.


              Saiba mais





              [ Modificado: quarta, 24 Mai 2017, 11:25 ]

              Comentários

                 
                Todo o mundo

                A Comunidade Aprender Livre oferece agora email grátis para todos os usuários.

                Você pode acessar seu email seunome@aprenderlivre.org de seu celular, tablet ou computador.

                Você pode criar seu email e utilizá-lo por exemplo para receber mensagens de seus cursos e salas virtuais, para conversar com familiares, conseguir emprego e tudo mais que quiser.

                Crie agora mesmo seu email personalizado @aprenderlivre.org

                Acesso ao email: http://email.aprenderlivre.org

                Link para criar email: https://aprenderlivre.com.br/criaremail/



                [ Modificado: quarta, 26 Abr 2017, 12:26 ]

                Comentários

                   
                  Imagem de Comunidade Aprender Livre
                  por Comunidade Aprender Livre - segunda, 16 Jan 2017, 14:39
                  Todo o mundo


                  Estamos buscando parceiros para a equipe de representantes comerciais do Aprender Livre em todas as cidades e regiões.

                  Se você gostaria de trabalhar conosco, favor preencher o seguinte formulário: https://goo.gl/forms/rY7XEmWkSAzJQA4I3 nossa equipe entrará em contato com você.

                  [ Modificado: segunda, 16 Jan 2017, 20:32 ]

                  Comentários

                     
                    Página: 1 2 3 ()

                      
                    RSS