Fórum da Comunidade Aprender Livre

Suporte (HelpDesk)

Imagem de Comunidade Aprender Livre
Suporte (HelpDesk)
por Comunidade Aprender Livre - terça, 10 Mai 2016, 13:02

Fórum para troca de experiências, quanto a questões técnicas de uso do Moodle e da Comunidade Aprender Livre.

Poste aqui suas dúvidas.

Imagem de Patrícia Sandes
Re: Suporte (HelpDesk)
por Patrícia Sandes - quinta, 12 Mai 2016, 05:35

Bom dia! Quando abro um novo fórum, em assinatura e monitoramento, continuo sem a opção "ativar" para "monitorar a leitura desse fórum"... Como faço para monitorar? Até 

por Comunidade Aprender Livre - quinta, 12 Mai 2016, 12:43

Olá Patrícia

Opção habilitada nas configurações gerais do sistema.

Tente novamente.

Att

Suporte Aprender Livre

Imagem de Rossele Carvalho
por Rossele Carvalho - quinta, 2 Jun 2016, 09:13

Olá!

Quanto ativo um fórum não aparece, para os estudantes, a opção responder. O que faço? 

por Comunidade Aprender Livre - quinta, 2 Jun 2016, 15:42

Prezada Rossele

Segue tutorial para alteração de permissões em fórum

Att

Suporte Aprender Livre

por Rossele Carvalho - quinta, 2 Jun 2016, 23:05

Caro administrador!

Na minha tela de administração do curso não visualizo a opção "permissão".

por Rossele Carvalho - quinta, 2 Jun 2016, 23:52

Consegui encontrar o ícone, modifiquei as permissões mas não consegui fazer com que os estudantes possam responder as perguntas. O que faço?

Desde já agradeço!

por Comunidade Aprender Livre - sexta, 3 Jun 2016, 10:17

Prezada Rossele

Avaliando as configurações do seu curso, verifiquei que você optou por Forçar a Modalidade de Grupo, entretanto você não definiu um agrupamento padrão. Todos os usuários inscritos não estavam associados a nenhum grupo.

Uma vez definida na configuração do sistema, todas as atividades herdam essa configuração padrão de Modalidade Grupo. No seu caso, grupos separados (esse tipo de grupo é invisível ao usuário).

Assim, sua atividade isola os alunos inscritos, que só podem interagir em atividades definidas para seu determinado grupo. Veja que um usuário qualquer, no caso o usuário Virgulino, não consegue interagir na atividade, sequer consegue inscrever-se no fórum.

Para corrigir esse problema, alterei a configuração de Forçar Modalidade de Grupo (primeira figura) para NÃO. E alterei sua atividade fórum na configuração Modalidade de Grupo (segunda figura) para NENHUM GRUPO.

Assim o usuário Virgulino consegue responder ao fórum.

Verifique se os seus outros fóruns estão com a configuração Modalidade de Grupo (segunda figura) adequada.

Espero ter ajudado.

Suporte Aprender Livre

por Rossele Carvalho - sexta, 3 Jun 2016, 20:16

Obrigada pela ajuda.

Abração!

por Comunidade Aprender Livre - sexta, 3 Jun 2016, 10:02

Prezada Rossele

A configuração de Permissão para responder mensagens está na Administração do FÓRUM.

A Figura acima apresenta a Administração do CURSO.

Acesse o fórum que deseja configurar, assim a opção Administração de Fórum ficará visível.

Imagem de Giancarlo Valim
por Giancarlo Valim - domingo, 5 Jun 2016, 11:33

Bom dia Administrador, 

Esqueci minha senha para logar na plataforma e quando solicito recuperação de senha recebo a mensagem abaixo. 

Como devo proceder para resolver o caso?

Para mandar essa mensagem precisei logar como visitando usando a minha conta Google+, porém como visitante não consigo me matricular no curso que devo fazer.

por Comunidade Aprender Livre - domingo, 5 Jun 2016, 19:42

Olá Giancarlo

Os usuários que usam o botão de logar com Microsoft, Facebook, Linkedin ou Google não tem senha armazenada pelo servidor, uma vez que a autenticação fica concentrada no servidor do Google, conforme seu caso.

Podemos alterar sua conta de autenticação externa, para conta comum. Assim vc poderá alterar a sua senha localmente em nosso servidor. Caso deseje é só informar.

Entretanto, uma vez que você está logado você poderá fazer a inscrição nos cursos, conforme a política do Aprender Livre. Favor informar qual o curso que você está tentando se inscrever, para que possamos verificar.

Att

Suporte Aprender Livre 

Lagoa Barra do Itapocu
por Márcio Lauro Stephani - terça, 7 Jun 2016, 15:23

Boa tarde,

Por enquanto não tive problemas com o aplicativo, estou fazendo o Curso sem problema, 

Grato,

Márcio Lauro Stephani

Imagem de Larissa Dias Abreu
por Larissa Dias Abreu - sexta, 24 Jun 2016, 17:03

Como faço pra me inscrever em um curso?

Gostaria de fazer o curso Departamento Pessoal Avançado mas não sei como me inscrever.

Aproveito para saber também se vcs fornecem certificado.

Obrigada

por Comunidade Aprender Livre - sábado, 25 Jun 2016, 19:46

Prezada Larissa

Atualmente temos três cursos sobre Departamento Pessoal na categoria Administrativos/Recursos Humanos.: http://moodle.aprenderlivre.com.br/course/index.php?categoryid=23

Você pode se inscrever nos cursos, clicando no ícone de AutoInscrição, conforme imagem abaixo.:

Quanto ao certificado, nossa política tem a seguinte definição.

Cursos reconhecidos e emissão de certificados
O usuário criador de curso poderá emitir certificado ou declaração própria aos participantes dos seus cursos, de forma gratuita, sob sua inteira responsabilidade, sem que o Aprender Livre garanta a veracidade de tais documentos ou qualidade do curso.
O Aprender Livre poderá emitir certificado ou declarações desde que o curso tenha sido reconhecido. O reconhecimento do curso é feito por solicitação do usuário criador. O reconhecimento se dá através de auditoria pedagógica realizada pela equipe pedagógica do Aprender Livre, considerando aspectos pedagógicos de qualidade, acompanhamento e avaliação do curso.
Nos cursos reconhecidos os usuários podem, de forma opcional, solicitar a emissão de certificados do Aprender Livre.
Consulte a política do site em .: http://moodle.aprenderlivre.com.br/mod/url/view.php?id=1859

Informamos ainda que não temos nenhum curso reconhecido.

Att

Suporte Aprender Livre

Imagem de Evanilda Mazon Kudlawiec
por Evanilda Mazon Kudlawiec - sábado, 2 Jul 2016, 13:52

Olá! 

Gostaria de reativar meu curso - O Estudo do Espaço Geográfico ou AVAGEO

Como devo proceder? 

Obrigada

Evanilda

por Comunidade Aprender Livre - sábado, 2 Jul 2016, 21:22

Prezada Evanilda

Seu curso foi migrado. Ele está disponível em.: http://moodle.aprenderlivre.com.br/course/view.php?id=240

Att

Suporte Aprender Livre

Imagem de Alessandra Souza
por Alessandra Souza - segunda, 4 Jul 2016, 09:49

Bom dia! Nesta nova plataforma, não estou conseguindo postar atividades. Como devo fazer? Ativo a edição... escolho a modalidade, mas ela não abre...
por Comunidade Aprender Livre - segunda, 4 Jul 2016, 18:43

Olá Alessandra Souza

Verifique se a opção Seletor de atividades está habilitado ou desabilitado.

Este erro não tem ocorrido nos testes realizados.

Caso não funcione, favor enviar um print da tela para podermos tentar identificar o erro.

Att

Suporte Aprender Livre

por Alessandra Souza - quarta, 6 Jul 2016, 20:06

Bom dia! Testei novamente e continuo não conseguindo inserir atividades em nenhum dos cursos. Estou utilizando o Windows 7 Executo os seguintes passos: 1) Entre no curso (todos estão iguais) 2) Ativo a edição 3) Verifico se o seletor de atividades está habilitado 4) Aparece a tela abaixo: (não consegui mandar a imagem da tela aqui, mandei via e-mail) e nada mais acontece... tenho que pressionar algum botão ou executar algum outro procedimento? Obrigada pela atenção... Alessandra
Imagem de Vera M Rendohl
por Vera M Rendohl - segunda, 4 Jul 2016, 11:50

Olá,

Quais os cuidados que devo ter para configurar o curso para eu receber email quando um aluno:

a) faz a inscrição
b) registra um comentário em um fórum
c) responde uma pesquisa

O curso 'ADDIE - Técnicas para criar cursos em EaD' foi migrado da plataforma antiga, observei que no novo ambiente ocorreram inscrições, interações pelo fórum e resposta de pesquisa e não recebi nenhum alerta.

Como é um curso autoinstrucional, sem turmas fixas, onde o aprendizado não depende de interação com um tutor, não acesso o Aprender Livre diariamente.

Gostaria de receber um aviso quando uma pessoa se inscreve ou faz uma postagem para que eu possa fazer contato rapidamente.

Obrigada,

por Comunidade Aprender Livre - segunda, 4 Jul 2016, 18:57

Olá Vera

Quanto as questões A e C, inicialmente nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem não possui esse recurso. Iremos pesquisar plugins e a documentação oficial para verificar a possibilidade disto.

Quanto a questão B, você deve acessar o fórum e clicar em assinar o fórum no bloco Administração do Fórum.

Você pode acessar as configurações do fórum e definir que a assinatura do fórum é obrigatória, assim todos os inscritos no curso passam a receber mensagens deste fórum.

Att

Suporte Aprender Livre

Imagem de Vera M Rendohl
por Vera M Rendohl - segunda, 4 Jul 2016, 22:40

Equipe do suporte, 

Obrigada pela explicação sobre a assinatura do fórum. 

Também vou pesquisar sobre os alertas de inscrição e de resposta à pesquisa. 

Será muito bom poder receber estes avisos, vai permitir um acompanhamento mais fácil dos cursos e interagir mais rápido com os participantes.

Vera

Imagem de Vera M Rendohl
por Vera M Rendohl - terça, 5 Jul 2016, 12:17

Olá Equipe de Suporte,

Configurei os 3 fóruns do curso para 'Assinatura Automática'.

Quanto à notificação quando o participante preenche a pesquisa identifiquei que é possível:

Configurações de perguntas e apresentação > Habilitar notificações de submissões = SIM

Quando a pesquisa for concluída por um participante o Moodle envia email para o professor.

Agora só falta poder receber uma notificação sempre que alguém faz a autoinscrição no curso.

Imagem de Vera M Rendohl
por Vera M Rendohl - segunda, 4 Jul 2016, 12:16

Olá, 

Eu novamente... Observei que após vocês migrarem o curso 'ADDIE - Técnicas para criar cursos em EaD' ocorreram dois problemas:

1) Todos os 'emoticons' que tinham sido usados nos textos foram substituídos por caracteres normais 
Ver no início do material 'Sobre este curso' os caracteres no final da frase:
         'Que bom que você está aqui sorrisosorrisosorriso'
         http://moodle.aprenderlivre.com.br/mod/page/view.php?id=2586 

2) O conteúdo do Glossário não foi migrado, ele está vazio 
http://moodle.aprenderlivre.com.br/mod/glossary/view.php?id=2591 

Aguardo orientações.

por Comunidade Aprender Livre - segunda, 4 Jul 2016, 19:08

Prezada Vera

A opção de filtro (Exibir emoticons como imagens) foi habilitada.

Quanto as entradas do glossário, infelizmente esses dados foram perdidos na migração.

Estamos à disposição.

Att

Suporte Aprender Livre

Imagem de Vera M Rendohl
por Vera M Rendohl - segunda, 4 Jul 2016, 22:30

Equipe do suporte,

Obrigada pela rápida resposta.

A opção de ativação dos emoticons funcionou.

Já quanto ao glossário, foi uma pena ter sido perdido. Acredito que tenho ele impresso, vou tentar recuperar.

Esta é uma limitação da migração de versão do Moodle?  Se eu migrar cursos em outro ambiente vou ter o mesmo problema?

Tentei acessar o curso no ambiente antigo para fazer um copiar e colar mas não achei.

Vera

Problemas na inclusão/edição das atividades
por Alessandra Souza - sexta, 8 Jul 2016, 09:38

Bom dia! Continuo com problemas na inclusão das atividades... não estou conseguindo editar o curso, nem incluir novas atividades. Estou usando o Windows 7 - testei nos navegadores Chrome e Explorer Relato de como estou tentando: 1) Entro no curso: 2) Ativo a edição: 3) O seletor de atividades está habilitado 4) Entro na matéria desejada 5) Escolho a modalidade (questionário - por exemplo) e nada mais acontece... tem algum outro botão ou procedimento que devo executar? ao clicar no botão editar do tópico volta ao início da tela. O que devo fazer???? Gostei muito do ambiente e os alunos também... não gostaria de parar. Aguardo ansiosamente a resposta
Imagem de Vera M Rendohl
Re: Problemas na inclusão/edição das atividades
por Vera M Rendohl - sexta, 8 Jul 2016, 14:00

Alessandra,

Não sou da equipe de suporte, sou usuária como você, portanto imagino que temos os mesmos privilégios.

Reproduzi o seu passo a passo tanto com o seletor de atividades habilitado como com ele desabilitado (prefiro desabilitado, pois mostra a ajuda de cada tipo de recurso).

Em ambos os casos abriu corretamente a tela para incluir o recurso questionário.

Ambiente: Windows 7, navegador Chrome, testei no curso 'ADDIE - Técnicas para criar cursos em EaD' com papel do meu usuário = Professor.

Espero que estas informações possam ajudar a equipe de Suporte a identificar alguma configuração do seu curso ou nas permissões do seu usuário no curso que esteja impedindo a edição (Administração > Usuários > Permissões).

Abraços

por Alessandra Souza - segunda, 11 Jul 2016, 09:41

Olá, Vera! Tenho tentado de todas as formas, mas não estou conseguindo. No meu IPAD e em um computador da secretaria do Colégio que trabalho que possui o Windows XP funcionou, é alguma configuração que devo mudar, mas não estou sabendo qual. Todas as opções de edição estão bloqueadas... Usuários... Configurações.. Trocar papéis Nem mesmo o botão Sair funciona...o meu nome fica em cinza e para sair do curso tenho que fechar o navegador. Alguém tem alguma sugestão? Já testei nos três principais navegadores. Estou usando o Windows7 e o Linux Educacional No 10 também não funcionou
por Comunidade Aprender Livre - terça, 12 Jul 2016, 22:36

Olá Alessandra

Realizamos a atualização do Moodle para a versão 3.0.5 e também do Tema Pionner.

Favor verificar se o problema foi resolvido.

De qualquer forma esse problema não ocorre com outros usuários. 

Estamos à disposição.

Att

Suporte Aprender Livre.

Imagem de Adriana Silva
por Adriana Silva - sexta, 8 Jul 2016, 16:15

Era administradora de cursos na antiga plataforma e não consegui usar meu login e senha nessa nova. Precisei realizar novamente um cadastro, mas não consegui encontrar meu cursos disponibilizados, como devo proceder para recuperar o conteúdo que tinha na plataforma antiga?

Grata

por Comunidade Aprender Livre - terça, 12 Jul 2016, 22:39

Olá Adriana

Seus cursos foram migrados da antiga plataforma.

Eles estão disponíveis nos seguintes links.:

Att

Suporte Aprender Livre

Imagem de Allexx Nunes
por Allexx Nunes - sábado, 9 Jul 2016, 21:19

O sistema permite gerar certificado para o professor do curso?

Seria interessante se pudesse gerar algum comprovante para quem ministra os cursos, afinal, um curso ministrado tem importância no currículo de qualquer profissional.

por Comunidade Aprender Livre - terça, 12 Jul 2016, 22:31

Prezado Allexx

Conforme a política do site, o Aprender Livre só emite certificado para cursos Reconhecidos.

A política do site está disponível em.: http://moodle.aprenderlivre.com.br/mod/url/view.php?id=1859

Saiba mais sobre o reconhecimento de cursos em.: http://moodle.aprenderlivre.com.br/mod/page/view.php?id=3347

Att

Suporte Aprender Livre

Imagem de Vera M Rendohl
por Vera M Rendohl - sábado, 9 Jul 2016, 23:40

Inclui uma imagem em um tópico do glossário e ela foi enviada para a minha área de arquivos.

Criei mais de um curso no Aprender Livre e ao abrir a janela 'File picker' observei que todas estão na mesma pasta.

Dúvidas:

1) Posso criar uma pasta para cada curso e mover as figuras para elas, como fazer? Depois é só editar cada atividade onde usei as figuras e selecionar no novo endereço?

2) E se eu não quiser mais usar uma figura, como excluir? Retirei a referência a uma figura em uma atividade mas ela continua na pasta.

Obrigada.

por Comunidade Aprender Livre - terça, 12 Jul 2016, 23:15

Prezada Vera

Note a seguinte diferença no File picker

• Arquivos do Servidor
    • Estes arquivos estão organizados nas pastas dos cursos. Ordenados por Tópico do curso.
  • Arquivos Recentes
    • Aqui são listados os arquivos que o usuário manipulou (independente de curso), por ordem cronológica.
  • Arquivos Privados
    • Estes são os arquivos privados do usuário.

No instante da inserção de uma imagem, o "File Picker" apresenta os arquivos que o usuário possui. Seja os arquivos privados ou os arquivos dos cursos que ele é criador (ou perfil de professor), além de uma lista cronológica dos arquivos que o usuário manipulou.

Isto se faz apenas por questões de facilidade. Uma vez incluída uma imagem em um curso, a imagem é COPIADA da fonte (seja a pasta privada, seja outro curso) para uma pasta única dentro do moodledata para cada curso. O script pluginfile.php é responsável por buscar a imagem no moodledata e montar a página para o usuário final.

A imagem acima referente os arquivos recentes, apresenta dois arquivos o 6.png e o 1.png que foram incluídos no mesmo tópico de um determinado curso.

http://moodle.aprenderlivre.com.br/pluginfile.php/20705/course/section/1988/6.png

http://moodle.aprenderlivre.com.br/pluginfile.php/20705/course/section/1988/1.png

quando a mesma imagem é usada em outro curso ela recebe um endereço independente, conforme abaixo

http://moodle.aprenderlivre.com.br/pluginfile.php/16027/course/section/1719/1.png

Assim o arquivo passa a ser do curso e não mais do usuário.

Você não precisa criar pastas. O moodle mais isso automaticamente.

Att

Suporte Aprender Livre

por Comunidade Aprender Livre - terça, 12 Jul 2016, 23:28

Respondendo a segunda pergunta:

2) E se eu não quiser mais usar uma figura, como excluir? Retirei a referência a uma figura em uma atividade mas ela continua na pasta.

Neste caso, a imagem está na pasta ARQUIVOS DO SERVIDOR e não existe opção de exclusão no "file picker".

Irei pesquisar mais sobre o assunto.

Att

Suporte Aprender Livre

por Comunidade Aprender Livre - quarta, 13 Jul 2016, 10:55

Olá Vera

Verifiquei que após o processo de manutenção diária do Moodle (agendado no CRON), os arquivos não usados foram automaticamente excluídos.

Dessa forma você não precisa se preocupar com os arquivos não utilizados.

Caso queira manter alguns arquivos referentes ao curso você deve utilizar o recurso PASTA.

Att

Suporte Aprender Livre.

Imagem de Vera M Rendohl
por Vera M Rendohl - quarta, 13 Jul 2016, 13:10

Equipe do suporte,

Obrigada pelas explicações, aprendi mais sobre a organização dos arquivos no Moodle.

Este forum está ficando recheado de dicas preciosas sobre o uso do Moodle!

Abraços 

Imagem de Vera M Rendohl
por Vera M Rendohl - sexta, 15 Jul 2016, 17:19

Equipe do suporte,

Vocês haviam respondido que os arquivos não usados seriam automaticamente excluídos: 

"Verifiquei que após o processo de manutenção diária do Moodle (agendado no CRON), os arquivos não usados foram automaticamente excluídos.

Dessa forma você não precisa se preocupar com os arquivos não utilizados."

Aguardei 2 dias e o arquivo piramide_conhecimento_blogmundopm.gif continua disponível, não foi apagado pela manutenção diária, apesar de não estar sendo usado nem estar no recurso pasta.

Local do arquivo: Addie > Glossário > Pirâmide da Apendizagem

Observação: nesta pasta existe o arquivo piramidedoconhecimento.JPG que deve ser mantido.

Obrigada.

Imagem de Suporte Aprender Livre
por Suporte Aprender Livre - quinta, 13 Abr 2017, 21:32

Olá Vera

A questão de arquivos não utilizados é bem polêmica, estive acompanhando alguns fóruns no Moodle.org e definitivamente eles não implementaram e nem existe uma indicação de que isso será realizado no futuro, pelo seguinte motivo: Não se sabe se o responsável pela sala irá utilizar o arquivo futuramente e apagar dados é uma decisão muito delicada.

Desde a última postagem temos implementado muitas novidades na plataforma e as novas versões do Moodle trouxeram alguns recursos. Por exemplo, agora existe a Lixeira na sala virtual, quando você excluí uma atividade ou recurso ela vai para a lixeira que é apagada de tempos em tempos no cron.

Entretanto o seu caso foi bem curioso, após muita análise descobri que:

Aquele exemplo que usei, onde o arquivo tinha sido excluído, só funcionou pelo fato de que a atividade também foi excluída, então o arquivo ficou "órfão" e foi removido pelo cron.

Enquanto uma atividade ou recurso existir, caso você não use um arquivo que foi carregado erradamente só há uma forma de excluir (esse sim é seu caso). Segue tutorial para excluir o bendito  piramide_conhecimento_blogmundopm.gif .

1º PASSO: Vá até o Glossário e edite o item em questão. Na tela de edição clique em GERENCIAR ARQUIVOS.

Acesse gerenciar arquivos

2º PASSO: No gerenciador de arquivos que será aberto são listados os arquivos que não estão sendo utilizado. Selecione o arquivo indesejado e clique em APAGAR ARQUIVOS SELECIONADOS.

Exclua o arquivo indesejado

Antes tarde do que nunca!!!

Abraços

Imagem de Rosemeyre Moraes de Oliveira
por Rosemeyre Moraes de Oliveira - domingo, 10 Jul 2016, 19:33

Boa noite. 

Meu antivirus indica trojan quando tento instalar o programa ... coloquei o executável na lista de confiáveis, como testar se é confiável mesmo?

Baixei da fonte indicada no vídeo 1 da aula 2. 

Muito estranho porque mesmo eu tenho abortado a instalação o sistema abriu telas posteriores ao procedimento cancelado.

Obrigada

por Comunidade Aprender Livre - terça, 12 Jul 2016, 22:42

Prezada Rosemeyre

Informaremos o responsável pelo curso sobre o ocorrido.

Att

Suporte Aprender Livre

Imagem de Renan Celdera
Cadastro de usuarios em lista
por Renan Celdera - quinta, 28 Jul 2016, 12:53

Ola!

Consigo fazer um cadastro de usuários por lista?

Re: Cadastro de usuarios em lista
por Comunidade Aprender Livre - quinta, 28 Jul 2016, 15:23

Olá Renan

O cadastro em lote só pode ser realizado pelo Suporte do Aprender Livre.

Entre em contato via e-mail.: suporte@aprenderlivre.com.br para mais detalhes.

Teremos o prazer de lhe ajudar.

Att

Suporte Aprender Livre

Imagem de Robson Machado
Alteração de perfil de usuário
por Robson Machado - sábado, 30 Jul 2016, 16:42

Prezados,

Preciso alterar o perfil de usuário nos cursos que estamos organizando/trabalhando para o Colégio Est. Castelo Branco, de Toledo.

Necessito que tenha perfil de professor mais de uma pessoa, mas não consigo fazer essa atribuição depois da alteração de servidor.

Como proceder?

Grato,

Vanderlei Lavaqui

Re: Alteração de perfil de usuário
por Comunidade Aprender Livre - domingo, 31 Jul 2016, 04:04

Olá Vanderlei

Alteramos as configurações de atribuição de papel no sistema.

Agora um Professor pode atribuir o papel de Professor para outro usuário em um curso.

Att

Suporte Aprender Livre

Imagem de Leonardo Vieira
por Leonardo Vieira - quarta, 3 Ago 2016, 21:46

Boa noite, o curso que eu criei: 

Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

aparece como EM CONSTRUÇÃO E CONGELADO...

Como modificar esse status?

Obrigado

por Comunidade Aprender Livre - sexta, 5 Ago 2016, 09:30

Prezado Leonardo

Estamos estudando uma forma prática de alteração de categorias.

Enquanto não temos uma solução final, pedimos que entre em contato com o suporte@aprenderlivre.com.br solicitando alteração de categoria e informando qual a categoria de destino.

Att

Suporte Aprender Livre

Conexão segura com HTTPS.
por Suporte Aprender Livre - segunda, 8 Ago 2016, 11:50

Prezados Usuários

O acesso ao Aprender Livre através do botão Fazer login com MICROSOFT foi restaurado.

Nosso portal conta agora com acesso HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure), requisito que tornou-se obrigatório para autenticação via botões de outros provedores. Também passamos a contar com um novo botão, Fazer login com GitHub. O HTTPS utiliza certificado de segurança e de criptografia de dados. Em outras palavras, uma página em HTTPS é a garantia de segurança nas ações dos usuários que usam o Aprender Livre.

Estamos sempre trabalhando para que você possa contar com os mais novos recursos em tecnologias educacionais.

Obrigado por fazer parte desta comunidade!

Caso você tenha alguma dificuldade, entre em contato via email.: suporte@aprenderlivre.com.br

Att 

Suporte Aprender Livre

Imagem de Vera M Rendohl
Emissão de certificados
por Vera M Rendohl - segunda, 29 Ago 2016, 10:43

Olá equipe do suporte,

Duas dúvidas referentes à emissão de certificados:

1) Em 17/08/2016 recebi email de vocês informando que estava disponível um plugin para emissão de certificados, mas não localizei como fazer para incluir um certificado no curso "ADDIE - Técnicas para criar cursos em EaD". Vocês podem, por favor, disponibilizar as instruções de como ativar este recurso no Aprender Livre?

No link que vocês enviaram no email só encontrei detalhes da configuração depois do recurso ativado 
https://docs.moodle.org/31/en/Custom_certificate_module

2) Em 02/07/2016 recebi email onde vocês ofereciam a possibilidade de se ter o curso reconhecido pela equipe pedagógica do Aprender Livre. Nesta mensagem enviaram o link para a página com detalhes do reconhecimento: https://moodle.aprenderlivre.org/mod/page/view.php?id=3347 

Este link está com erro, mas me recordo que para os cursos reconhecidos o Aprender Livre emitiria um certificado. Cheguei a enviar solicitação para reconhecimento do curso, mas até o momento não recebi retorno.

Abraços 

Imagem de Fabio Barros
Re: Emissão de certificados
por Fabio Barros - sexta, 2 Set 2016, 15:08

Olá Vera. 

Sobre o reconhecimento de curso, a política da comunidade foi modificada, permitindo que todos os responsáveis pelos cursos emitam certificados diretamente, e inclusive que os responsáveis de curso possam pedir doações (pagseguro, paypal ou outros) ou mesmo possam comercializar espaços publicitários dentro da sua sala de aula virtual. Esta é uma proposta de geração de renda aos educadores que assim desejarem. Desta forma penso que se desburocratiza a proposta anterior de reconhecimento de curso.

Sobre o certificado, já instalamos outro plugin do moodle (certificado simples) além do custom certificate. No seu curso já está oculto disponivel para você um deles.

Solicito aos usuários da comunidade que façam tutoriais de uso destes plugins. Vou tentar fazer um e disponibilizo por aqui.

Imagem de Vera M Rendohl
Re: Emissão de certificados
por Vera M Rendohl - terça, 13 Set 2016, 00:57

Fábio e equipe do Aprender Livre,

Muito obrigada por liberar o certificado, para o curso "ADDIE - Técnicas para criar cursos em EaD" vocês haviam criado um modelo no 'Custom Certificate'.

Foi bem fácil configurar e testar, incluí restrições para a emissão, alterei cores e tipos de letras, inclui campos, reorganizei a posição dos textos.

Acredito que a documentação de referência é https://docs.moodle.org/31/en/Custom_certificate_module 

Abraços,

Vera

Imagem de claudia coutinho
por claudia coutinho - terça, 30 Ago 2016, 14:13

Olá,

Era usuária da antiga plataforma e nessa nova não estou conseguindo encontrar meus cursos.

por Suporte Aprender Livre - sexta, 2 Set 2016, 09:02

Prezada Claudia

Seus cursos na antiga plataforma foram migrados. Acesse o menu Meus Cursos.

Estamos à disposição.

Att

Suporte Aprender Livre

por claudia coutinho - terça, 30 Ago 2016, 15:12

Olá,

Não há mais a opção 'Enviar arquivo único', aquela atividade em que o aluno enviava um arquivo em anexo? Não estou conseguindo encontra-la...

por claudia coutinho - terça, 30 Ago 2016, 15:16

Ops!!!! Encontrei! o nome foi alterado para tarefas. 

Imagem de Elâine Rocha
por Elâine Rocha - quarta, 14 Set 2016, 20:19

Boa noite,

Estou criando meu curso.

Adicionei um aluno e ele não esta conseguindo ter acesso por informa que este curso nao esta disponível para estudante.

Como faço pra deixar meus alunos terem acesso?

por Suporte Aprender Livre - sexta, 16 Set 2016, 08:37

Olá Elâine

Quando os cursos são criados no Aprender Livre eles ficam na categoria EM CONSTRUÇÃO.
Essa categoria fica invisível no site e indisponível para o aluno. Fazemos isso por questão de organização (evitando cursos sem conteúdo).

Quando o(a) responsável pelo curso considerar que o curso está pronto (este é o seu caso), pedimos que ele(a) preencha o seguinte formulário (https://goo.gl/forms/RYLv2LMV7YcjmMdA3). Assim categorizamos o curso corretamente.

Após o preenchimento do formulário nós migramos o curso para a categoria desejada (visível para os usuários do sistema).

Estamos à disposição.

Obrigado por fazer parte de nossa comunidade.
Imagem de Vera M Rendohl
por Vera M Rendohl - sexta, 16 Set 2016, 13:50

Elâine,

Apenas complementando, após o curso ser liberado pela equipe do Aprender Livre, se você a qualquer momento alterar a configuração para deixá-lo invisível, os alunos deixarão de ter acesso.

Cursos invisíveis aparecem no menu do responsável pelo curso na categoria 'Hidden Courses'.

Administração do curso > Editar configurações > Visível = Ocultar

Mesmo que você envie o link de acesso direto ao curso para o aluno, enquanto ele estiver invisível será apresentada a mensagem: 'Este curso está indisponível para estudantes'.

Abraços,

Vera

Imagem de Vera M Rendohl
por Vera M Rendohl - sexta, 16 Set 2016, 14:09

Olá,

Por mais de uma vez observei que o curso que criei 'ADDIE - Técnicas para criar cursos em EaD' fica com o acesso liberado para visitantes, mesmo sem que eu faça qualquer alteração nos métodos de inscrição.

Administração do curso > Usuários > Métodos de inscrição

Hoje isso voltou a ocorrer e tornei a retirar o acesso para visitantes.

Como no curso a participação em um fórum é uma atividade obrigatória, o aluno recebe emblemas (badges) a cada etapa concluída, existe controle de conclusão de atividades e a emissão de certificado de participação com o nome do aluno, não faz sentido que ele fique liberado para visitantes.

Dúvidas:

• Existe alguma ação no Moodle, além da tela de métodos de inscrição, que eu possa ter acessado e sem querer liberado para visitantes?
  • Ou é alguma rotina de manutenção executada por vocês que habilita automaticamente o acesso para visitante como padrão?

Obrigada, Vera

por Suporte Aprender Livre - domingo, 18 Set 2016, 08:13

Olá Vera

A opção acesso para visitante é padrão, feita via script interno.

Caso deseje alterar essa configuração, consulte os serviços opcionais.

Att

Suporte Aprender Livre

Imagem de Vera M Rendohl
por Vera M Rendohl - segunda, 19 Set 2016, 09:28

Obrigada Equipe do Suporte,

Eu não havia prestado atenção neste detalhe...

Fiz o seguinte: no texto de apresentação do curso, nas instruções e nas atividades que não podem ser executadas por visitantes (participação em fórum, pesquisa, questionário) coloquei um aviso de que não estão disponíveis para visitantes.

Já que optei por usar o plano padrão, o conteúdo pode ser acessado livremente por visitantes, mas a interação comigo e com os outros participantes, assim como o certificado, só estarão disponíveis para quem fizer login.

Boa semana!

por Suporte Aprender Livre - segunda, 19 Set 2016, 12:31

Olá Vera

Essa é uma boa solução.

Estamos à disposição para maiores informações.

Att

Suporte Aprender Livre

Imagem de Spiritual Freedom
por Spiritual Freedom - quarta, 30 Nov 2016, 20:37

Boa noite. Como é que apago um curso que criei?

Obrigada

Re: Como apagar um curso?
por Suporte Aprender Livre - quarta, 30 Nov 2016, 22:16

Olá Spiritual Freedom

Para apagar seu curso, siga as instruções do seguinte tutorial disponível no Blog do Suporte Aprender Livre: https://moodle.aprenderlivre.org/blog/index.php?entryid=85

Att

Imagem de Allexx Nunes
por Allexx Nunes - quarta, 29 Mar 2017, 14:16

O plano de hospedagem gratuita tem como limite 50MB de armazenamento. Onde é possível verificar a quantidade já utilizada?

por Suporte Aprender Livre - sexta, 31 Mar 2017, 11:10

Olá Allexx 

Esta funcionalidade ainda não foi implementada. Está em nossa lista de itens a fazer.

Por hora não há controle sobre o espaço da sala.

Estamos à disposição.

Imagem de Cristiano Sial
por Cristiano Sial - segunda, 23 Mar 2020, 20:02

Boa noite!

Para a confecção dos certificados irei precisar de alguns dados pessoais do aluno. Há como criar um formulário com os campos desejados para que o aluno preencha ao solicitar a inscrição?

por Comunidade Aprender Livre - terça, 24 Mar 2020, 14:56

Olá Cristiano. Em geral a plataforma utiliza os dados do aluno no sistema, para emitir o certificado, e normalmente não é preciso pedir nenhum dado adicional. 

Se realmente precisar de algum dado a mais, pode pedir ao estudante dentro da sala de aula do seu curso, antes de emitir o certificado. Nas configurações do certificado é possível acrescentar outros campos do usuário ou do curso, veja lá.

Se precisar de mais ajuda nos envie mensagem, por favor.

Fabio

Imagem de Cristiano Sial
por Cristiano Sial - terça, 24 Mar 2020, 22:05

Existe alguma funcionalidade que permita ver como os alunos irão ver as lições criadas?

A interface do criador do curso é diferente do que será visualizado pelo aluno. Gostaria de testar o que está sendo criado para verificar se está tudo ok. Se não houver, a solução será criar um perfil com outro e-mail e adicionar como aluno para eu poder ter esse feedback.

por Comunidade Aprender Livre - sexta, 27 Mar 2020, 08:46

Olá Cristiano, acho que a solução que você deu é a melhor, criar outro perfil com outro email e acessar para ver.

Essa funcionalidade existe nas versões mais novas do Moodle, mas ainda não temos recurso para fazer o upgrade, por enquanto.

Imagem de Cristiano Sial
por Cristiano Sial - sábado, 4 Abr 2020, 13:07

Existe a possibilidade de o coordenador do curso receber certificado da plataforma, atestando que coordenou referido curso? Caso negativo, existe alguma pretensão em implementar tal recurso? Afinal, é importante para o currículo do educador. Os certificados dos alunos terão a assinatura do ministrante, mas não dá para este emitir um certificado para ele e assinado por ele mesmo. Deveria ter uma funcionalidade em que representante do Aprender Livre assinasse o certificado do coordenador do curso.

Imagem de Eva dos Reis
por Eva dos Reis - segunda, 6 Abr 2020, 13:00

Prezados,

Preciso da ajuda de vocês. Criei três salas para que os alunos da escola na qual trabalho possam continuar com as aulas do curso extracurricular de inglês neste período de quarentena.

Já trabalho com o Moodle há 9 anos, contudo estou encontrando algumas dificuldades, são elas:

1 - Não consigo atribuir papéis aos alunos e à professora;

2 - Quando os alunos clicam nos fóruns de discussão criados, aparece uma mensagem, dizendo que eles não têm permissão de acesso;

3 - No login dos alunos, não aparecem as atividades em formato de questionário.

O que fazer?

Desde já agradeço e aguardo retorno.

Atenciosamente,

Eva dos Reis