Novidades

Reduca lança campanha pela universalização do acesso e redução do abandono escolar

 
Imagem de Comunidade Aprender Livre
Reduca lança campanha pela universalização do acesso e redução do abandono escolar
por Comunidade Aprender Livre - sábado, 10 Set 2016, 00:43
 
Movimento Todos Pela Educação é o representante brasileiro na Reduca. Na região, 22 milhões de crianças e jovens estão fora da escola ou com atraso escolar

Via REDUCA


Com a mensagem “A escola é sempre o melhor caminho”, a Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação, a Reduca*, inicia nesta semana (29/08), nos 14 países membros do grupo, uma campanha de mobilização pela universalização do acesso e permanência das crianças e jovens na escola.


De acordo com dados da Unicef e da Unesco, em 2008, dos 117 milhões de crianças e jovens com idade escolar na América Latina e no Caribe, 6,5 milhões não frequentavam a escola. Além disso, 15,6 milhões estavam com atraso de dois anos ou mais, correndo grande risco de abandonar a escola. Confira aqui mais dados educacionais da região.


Os indicadores mostram que em toda a América Latina e Caribe, a população mais vulnerável socioeconomicamente – com menor renda e pertencente a grupos historicamente excluídos – é que mais sofre com a falta de acesso e que mais abandona a escola. “Os desafios em cada país são muito específicos e é preciso que as políticas públicas levem em consideração aspectos locais. No entanto, temos muita clareza de que o desenvolvimento sustentável de um país, passa necessariamente pela escola. Melhorar a vida das pessoas, passa pela escola. Por isso temos que garantir que todas as crianças e todos os jovens tenham acesso a uma escola de qualidade”, afirma Alejandra Meraz Velasco, superintendente do movimento Todos Pela Educação**, representante brasileiro e um dos idealizadores da Reduca, lançada em 2011.


A ideia central da campanha, desenvolvida pela agência de comunicação e design brasileira D4G, sob coordenação do TPE, é, portanto, alertar para a importância de incluir as crianças e jovens que estão fora da escola – tanto as que nunca a frequentaram, como trazendo de volta as que a abandonaram – e garantir condições para que permaneçam e concluam o ensino básico tendo seu direito ao aprendizado e ao desenvolvimento como cidadãos plenamente atendido. 


Desde 2014, com apoio da União Europeia, a Reduca promove campanhas de mobilização sobre temas comuns aos países membros da rede, e que também norteiam os demais trabalhos do grupo ao longo do ano. A primeira campanha, em 2014, abordou a valorização do professor e, em 2015, a importância da qualidade do atendimento na Primeira Infância.


O vídeo da campanha  “A Escola é sempre o melhor caminho” pode ser conferido e baixado aqui, e os demais materiais estão disponíveis para download no site do TPE. As peças podem ser veiculadas por todas as empresas de comunicação em seus veículos, por diferentes organizações em seus em canais institucionais, blogueiros e pessoas interessadas em contribuir com a causa.


Ficha técnica da campanha “A escola é sempre o melhor caminho” aqui: http://www.reduca-al.net/noticias/reduca-lanca-campanha-pela-unive-933