Formação Docente


O Professor

Os professores são fundamentais no processo educativo.

Do ensino fundamental à pós-graduação, cada professor tem o poder de influenciar positivamente a vida de centenas ou milhares de pessoas.

Computadores, internet, mudanças no mundo do trabalho, migrações, valores humanos. Uma série de questões locais e globais trazem novos desafios ao ensinar e aprender em nosso tempo.


O tamanho do desafio

Estima-se que mais de 4 milhões de pessoas exerçam a profissão de professor nos países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).

Deste quantitativo, mais da metade dos professores não possuem formação adequada para o exercício da docência.

Mesmo dentre os professores com formação adequada, poucos tem oportunidades de atualização e formação significativa ao longo da vida profissional.

Muitas formações são inadequadas ao cotidiano da docência, sendo pontuais e pouco reflexivas, portanto com baixo impacto na transformação da realidade educacional. 


Aprender em comunidade

Há um provérbio africano que diz: "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança". De forma análoga, é preciso uma comunidade inteira para formar um educador.

É neste sentido que a Comunidade Aprender Livre elege como prioridade o professor, e organiza o Programa de Formação Docente ao Longo da Vida.


Nações Unidas/Unesco

Programa de Formação Docente ao Longo da Vida alinha-se aos princípios da Educação de Qualidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas. (https://nacoesunidas.org/pos2015/ods4/)

“O direito à educação começa no nascimento e continua ao longo da vida; portanto, o conceito de aprendizagem ao longo da vida guia a Educação 2030. Para complementar e suplementar a escolarização formal, devem ser oferecidas oportunidades amplas e flexíveis de aprendizagem ao longo da vida, por meio de caminhos não formais, com recursos e mecanismos adequados, e também por meio do estímulo à aprendizagem informal, inclusive pelo uso das TIC” (http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002432/243278POR.pdf)


O Programa

Por meio de parcerias e acordos de cooperação com Escolas, Universidades, Secretarias de Educação, Ministérios e demais organizações, a Comunidade Aprender Livre oferece gratuitamente o Programa de Formação Docente ao Longo da Vida, com as seguintes ações e serviços estruturantes:

  • Hospedagem de salas virtuais para cursos de formação/atualização oferecidos pela instituição parceira;
  • Subdomínio personalizado para acesso facilitado;
  • Hospedagem de salas virtuais para educação ao longo da vida docente (comunidades de prática docente);
  • Suporte técnico sobre o uso plataforma;
  • Curso certificado Ambiente Virtual de Aprendizagem (Básico - perfil utilizador da plataforma);
  • Curso certificado Ambiente Virtual de Aprendizagem (Intermediário - perfil criador e responsável por sala virtual);
  • Email gratuito seunome@aprenderlivre.org para usuários;
  • Acesso a conteúdos e salas virtuais na Comunidade Aprender Livre, sobre temáticas diversas;
  • Ferramenta interna de mensagens e espaços de colaboração e intercâmbio com participantes de diferentes regiões brasileiras e de outros países de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal)


Maiores informações e outras opções: contato@aprenderlivre.org



Última atualização: quarta, 6 Set 2017, 09:50