Vantagens do Aprender Livre

O Aprender Livre é uma comunidade de aprendizagem aberta e de livre acesso, sem fins lucrativos.



Tenha um ambiente virtual de ensino próprio!

Veja a Premiação Nacional na categoria EAD recebida pela Comunidade Aprender Livre!


Vantagens:

  • GRATUITO e ILIMITADO. É gratuito e sem limites de salas ou usuários! Sim você abre gratuitamente quantas salas de aula virtuais quiser e pode oferecer cursos para três participantes ou para dez mil, se desejar;
  • MOODLE. Você cria sua sala de aula virtual utilizando software livre Moodle - a plataforma virtual de educação mais utilizada em todo mundo - 232 países com quase 100 milhões de usuários (https://moodle.net/stats/). 

  • COMPLETO. Você pode utilizar gratuitamente todos os recursos disponíveis da plataforma de aprendizagem (fóruns, enquetes, envio de trabalhos, blog do curso, chat, questionários, avaliações, wiki, videos, livros, certificados etc.) e outros adicionais como webconferência

  • FACILIDADE. O Aprender Livre disponibiliza gratuitamente diversos modelos e formatos de salas de aula virtuais pré-configuradas para diferentes finalidades (apoio ao ensino presencial, sala para avaliações, cursos on line, repositório de materiais, grupos de estudos etc). Depois de criar sua sala basta importar um dos vários modelos disponíveis, facilitando o trabalho do professor. 

  • INFRAESTRUTURA. Você hospeda sua sala de aula virtual e é o responsável por ela. Toda a infraestrutura tecnológica, manutenção de software, segurança, atualização da plataforma e administração moodle é por conta da comunidade. Assim você pode se concentrar no que faz de melhor: ensinar. 

  • SUPORTE. Você tem ajuda e suporte de uma das comunidades mais ativas do mundo em língua portuguesa. O Aprender Livre tem mais de 2.000 educadores e 20.000 usuários que colaboram entre si na criação de mais salas de aula, com mais qualidade.

  • FEITO POR EDUCADORES. O Aprender Livre é feito por educadores, que acreditam no uso da tecnologia de forma fácil e descomplicada, para transformar vidas pela educação. Você participa de um projeto com finalidade social educativa com atuação no Brasil e em países como Moçambique, Angola, Cabo Verde, Portugal, Timor-Leste entre outros. 

  • LIVRE. Todos tem algo para aprender e ensinar. Por isso o Aprender Livre funciona de forma a valorizar a liberdade dos usuários. Um professor pode abrir uma sala, assim como uma cozinheira, estudante, advogado, jardineiro. Ou mesmo uma empresa, instituição pública de ensino, escola privada, universidade, indústria, ONG etc.

  • ABERTO. O Aprender Livre está alinhado ao movimento internacional de recursos educacionais abertos (UNESCO). Por isso incentiva que todos possam compartilhar saberes e conhecimentos utilizando regras de licenciamento (Creative Commons) flexíveis que permitem o compartilhamento, reutilização e adaptação de conteúdos produzidos, garantindo os direitos autorais e ampliando a visibilidade de cursos e autores. Isso permite que cada usuário tenha acesso a um universo de cursos e conteúdos das mais diferentes áreas do conhecimento. 

  • CONFIABILIDADE. O Aprender Livre é uma comunidade com histórico de mais de 10 anos na internet. Criado em 2006 como plataforma de aprendizagem Moodle é um projeto em permanente desenvolvimento e expansão nacional e internacional, com segurança (backups diários) e equipe técnica e pedagógica especializada;

  • ECONOMIA SOLIDÁRIA. Você cria gratuitamente sua sala/curso, mas se desejar pode cobrar para que os usuários façam a inscrição em sua sala. Você é livre para fazer de seu curso um espaço de geração de renda/empreendedorismo/economia solidária. 

  • AUTOMATIZAÇÃO DE TAREFAS. Facilita a vida do educador automatizando tarefas rotineiras (correção automática de provas on line, notas, debates, conteúdos etc). O sistema corrige questionários e provas de múltipla escolha e dá a nota aos alunos após finalizado. Dá feedback sobre erros ou acertos ou permite refazer provas mudando a ordem ou mesclando questões, por exemplo. Em provas discursivas permite a avaliação entre pares e outras modalidades, inclusive com divisão em grupos. 

  • QUALIFICAÇÃO. A comunidade Aprender Livre oferece gratuitamente espaços de qualificação e de educação permanente aos educadores responsáveis pelas salas virtuais. 

  • INOVAÇÃO. Permite que os participantes do seu curso interajam com outros usuários da comunidade e até professores de outras cidades e regiões que se interessem por seu curso (aprendizagem colaborativa). Permite também inovações pedagógicas como debates on line, escrita coletiva, autoria de textos on line, aprendizagem e avaliação entre pares e até mesmo que seus alunos aprendam com alunos novos que entrarem e alunos anteriores que já participaram de suas salas (rompe com as barreiras de espaço/tempo na aprendizagem).

  • INSTITUCIONAL. Se você é um usuário com várias salas criadas ou uma instituição pública ou privada, pode solicitar gratuitamente a criação de uma categoria própria que reúna todos os seus cursos/salas, personalizando esta página de apresentação com imagens, vídeos, logomarca de sua empresa ou instituição. Instituições podem hospedar uma Plataforma Virtual de Ensino completa no Aprender Livre.

  • SERVIÇOS OPCIONAIS. Além de todos os serviços gratuitos completos, o Aprender Livre oferece serviços opcionais como suporte personalizado, consultoria, design instrucional, preparação de salas, publicidade, divulgação etc.


Crie sua sala virtual agora. Clique aqui.



Última atualização: sábado, 5 Ago 2017, 05:30